Skip to content
alianca-brasil-nbs-bg-011
SOBRE NÓS
A ALIANÇA BRASIL NBS

OBJETIVO

combate ao desmatamento e degradação florestal

A Aliança Brasil Nature-based Solutions tem a finalidade de promover e estimular uma agenda de combate ao desmatamento e a degradação ambiental por meio do fortalecimento das soluções baseadas na natureza e do mercado de créditos de carbono no Brasil. A instituição une atualmente 27 membros entre empresas desenvolvedoras de projetos, organizações não-governamentais e de integridade e, investidores de impacto que, juntos, são responsáveis por mais de 70% dos créditos brasileiros emitidos desde 2022, relativos a NBS e AFOLU (Agriculture, Forestry and Other Land Use).

Fundada em 2021, a Aliança surgiu da demanda das empresas de carbono que atuam no Brasil por uma autoridade técnica, que pudesse trabalhar pelo impulsionamento da integridade e de boas práticas de mercado em prol da agenda positiva do setor.

“O mercado de carbono está em franco crescimento no Brasil e nosso objetivo é ser uma voz técnica clara e de referência para os mercados de soluções climáticas e naturais, destacando a integridade e a qualidade dos projetos brasileiros em um contexto mundial”, afirma Janaína Dallan, presidente da Aliança Brasil NBS.

Além do eixo de Boas Práticas e Integridade do mercado, a Aliança atua em outras duas frentes estratégicas: Advocacy e Políticas Públicas onde os membros da aliança colaboram tecnicamente e estrategicamente com o governo federal e estadual em prol do desenvolvimento dos mercados de créditos de carbono e do fortalecimento das soluções baseadas na natureza e; Sensibilização, engajamento e comunicação onde a Aliança compartilha informações importantes com o público seja por meio de artigos e entrevistas na imprensa e participação em eventos como por meio da realização de webinários, cursos e conferências. Esses são os pilares que os associados, com anos de expertise no mercado, entendem como prioritários para fortalecer a agenda de Soluções Baseadas na Natureza no Brasil, em diálogo com entes públicos e privados.

relevância

Emitimos + de 70% dos créditos DE CARBONO NBS no brasil

A Aliança possui 27 membros associados, dentre empresas desenvolvedoras de projetos de carbono, organizações do terceiro setor e investidores de impacto. Juntas, as organizações da Aliança desde 2022 emitem mais de 70% dos créditos de carbono AFOLU certificados no Brasil, o que significa a redução ou remoção de mais de 6 milhões de toneladas de CO2 equivalente da atmosfera e a proteção de aproximadamente 3 milhões de hectares de florestas.

MEMBROS DA ALIANÇA

DesenvolvedorEs de projetos de carbono, organizações do terceiro setor e investidores de impacto