Skip to content

CURSO

INTRODUÇÃO AO
MERCADO DE CARBONO

13/08

INÍCIO DAS AULAS

4

AULAS

2h

POR AULA

8h

CARGA HORÁRIA

R$ 350

INVESTIMENTO

03/09

TÉRMINO DAS AULAS

sobre o curso

O mercado de carbono está em crescente expansão e tem despertado amplo interesse de diferentes setores e profissionais em sua agenda.

Marcado por complexidades técnicas, nem sempre os principais conceitos são de fácil compreensão, e por isso este curso introdutório traz um panorama geral sobre o mercado de carbono, para desmistificar e facilitar a assimilação do que é o mercado de carbono – diferenciando mercado regulado e voluntário; como e porquê foram criados os crédito de carbono; o que são projetos de REDD+ e ARR; e, por fim, quais as pautas relevantes que estão sendo discutidas pelos especialistas da área na atualidade.

Realizado pela Aliança Brasil NBS, o Curso de Introdução ao Mercado de Carbono contará no total com 4 aulas, 1 por semana com duração de 2 horas cada, e que ocorrerão nos dias 13, 20, 27 de Agosto e 03 de Setembro de 2024 de 19h às 21h.

PROGRAMAÇÃO

TEMAS ABORDADOS:

  • Por que o Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris existem?
  • O que é o Mercado Voluntário de carbono?
  • Influência do Protocolo de Kyoto no mercado voluntário de carbono
  • O que é um crédito de carbono?
  • Esclarecendo Acordo de Paris e NDCs

QUANDO? 13/08
➜ SAÍBA MAIS SOBRE ESSA AULA 🔗

TEMAS ABORDADOS:

  • O que são as Soluções Baseadas na Natureza e como elas diferem de outros projetos no mercado voluntário?
  • Por que os créditos precisam ser certificados?
  • Principais metodologias e selos
  • Potencial das NBS para o Brasil
  • Quando utilizar créditos: diferença de insetting vs offsetting

QUANDO? 20/08
➜ SAÍBA MAIS SOBRE ESSA AULA 🔗

TEMAS ABORDADOS:

  • Desafios que o mercado voluntário de carbono vêm enfrentando
  • O que é o conceito de integridade dos créditos de carbono?
  • A necessidade de boas práticas na elaboração de projetos para manter a confiabilidade
  • Exemplos de melhores práticas em projetos de carbono no Brasil
  • Iniciativas internacionais voltadas para aumentar a qualidade e a integridade do MVC

QUANDO? 27/08
➜ SAÍBA MAIS SOBRE ESSA AULA 🔗

TEMAS ABORDADOS:

  • O que é o mercado regulado de carbono e como ele difere do mercado voluntário?
  • O que é Sistema de Comércio de Emissões?
  • Exemplos de países que já possuem mercado regulado
  • Principais definições do Projeto de Lei brasileiro
  • Impacto do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE) para empresas
  • Possíveis desdobramentos do SBCE para o Brasil

QUANDO? 03/09
➜ SAÍBA MAIS SOBRE ESSA AULA 🔗

QUER APRENDER MAIS SOBRE O MERCADO DE CARBONO?

SAÍBA MAIS

FICOU INTERESSADO?
CONFIRA O RESUMO DAS AULAS

aula 01

De Kyoto a Paris: a história dos Mercados de Carbono

A perspectiva mundial de aumento das temperaturas médias provocaram o surgimento de mecanismos de governança globais para estabelecer metas para controle das emissões de gases de efeito estufa. Dois deles se destacam: o protocolo de Kyoto, primeiro tratado internacional a estabelecer metas de emissão de GEEs para os países desenvolvidos; e o Acordo de Paris, que incluiu países em desenvolvimento que passaram a se comprometer com metas voluntárias de redução de emissões de GEEs. Nesta aula, será desvendado como o protocolo de Kyoto tornou possível a comercialização de créditos de carbono entre os países, criando os mercados regulado e voluntário de carbono, e como o Acordo de Paris rege o balanço global de emissões.

Faça o curso da aliança brasil NBS e tenha um panorama geral sobre o mercado de carbono.

AULA 01 - 13/08 das 19h às 21h
FAÇA O CURSO AGORA!

aula 02

As Soluções Baseadas na Natureza: o que são e seu potencial para o Brasil

A necessidade de se reduzir a emissão global de GEEs estabeleceu metas para os países, e consequentemente para as empresas, que no âmbito do mercado regulado tiveram que se adequar ao novo cenário por meio de novas tecnologias e melhorias de processos (insetting) e/ou por meio da compra de créditos de carbono disponíveis para venda no mercado (offsetting). A possibilidade de compra e venda de créditos de carbono criada pelo Protocolo de Kyoto deu origem aos mercados e projetos de carbono, capazes de remover ou reduzir a emissão de GEEs em diferentes setores (energia, transporte, indústria, AFOLU etc). Para garantir a integridade e a rastreabilidade dos créditos, surgem padrões, metodologias e selos (Verra, ART Trees, Gold Standard, etc). As Soluções Baseadas na Natureza (SbN) são uma das formas de se reduzir ou remover GEES, por meio de práticas inspiradas na natureza e que visam atender simultaneamente objetivos ambientais, sociais e econômicos, e que se enquadram na categoria AFOLU (Agricultura Florestas e Outros Usos do solo). Dentre as metodologias NBS mais conhecidas estão REDD+, ARR, ALM e Blue Carbon. As projeções apontam para o enorme potencial econômico das soluções baseadas na natureza, e essa nova perspectiva se insere como uma das mais importantes estratégias para que os países façam a transição para uma economia de baixo carbono.

Faça o curso da aliança brasil NBS e tenha um panorama geral sobre o mercado de carbono.

AULA 02 - 20/08 das 19h às 21h
FAÇA O CURSO AGORA!

aula 03

Desafios do mercado voluntário de carbono no Brasil e no mundo

Por ser um mercado de criação recente e com grande expansão, o mercado voluntário de carbono tem enfrentado alguns desafios técnicos e reputacionais. A entrada de muitos novos players - ou dos “cowboys do carbono” - feriu as boas práticas, afetou a integridade dos créditos de carbono e a confiabilidade dos compradores nos projetos de REDD+. Por isso, foram criadas instituições internacionais para padronizar as boas práticas na elaboração de projetos de carbono, como o Core Carbon Principles. Outros desafios têm se apresentado no Brasil, como a regularização fundiária e a falta de adequação das metodologias à realidade tropical. Esta aula irá discutir alguns dos principais desafios que o mercado voluntário de carbono enfrenta hoje no Brasil e no mundo.

Faça o curso da aliança brasil NBS e tenha um panorama geral sobre o mercado de carbono.

AULA 03 - 27/08 das 19h às 21h
FAÇA O CURSO AGORA!

aula 04

Mercado Regulado de Carbono e Projeto de Lei

A confirmação da realização da COP 30 em Belém e a retomada da participação do Brasil na agenda internacional de mitigação da mudança do clima despertou uma intensa agenda verde de regulamentação no legislativo. O carro-chefe é a criação do mercado regulado de carbono, que cria tetos de emissões de GEEs pelos setores produtivos brasileiros, além de estabelecer um sistema de comercialização de permissões e créditos para compensação visando o atingimento da NDC brasileira. Porém, para o público em geral muitas vezes não está claro quais as diferenças entre mercado regulado e mercado voluntário de carbono e esta aula visa esclarecer alguns conceitos do projeto de lei que está tramitando no Senado Federal.

Faça o curso da aliança brasil NBS e tenha um panorama geral sobre o mercado de carbono.

AULA 04 - 03/09 das 19h às 21h
FAÇA O CURSO AGORA!

QUER APRENDER MAIS SOBRE O MERCADO DE CARBONO?

NOSSOS PROFESSORES

OS MAIS QUALIFICADOS DO MERCADO DE CARBONO

QUER APRENDER MAIS SOBRE O MERCADO DE CARBONO?