OBJETIVO
combate ao desmatamento e degradação florestal
A Aliança Brasil Nature-based Solutions tem a finalidade de promover uma agenda de combate ao desmatamento e estimular a restauração de áreas degradadas e a implementação de práticas regenerativas por meio do fortalecimento das soluções baseadas na natureza e do mercado de créditos de carbono no Brasil.
Atualmente, a Aliança reúne 25 membros, entre empresas desenvolvedoras de projetos e organizações do terceiro setor, que são responsáveis por mais de 70% dos créditos de carbono emitidos no Brasil desde 2022, focados em NBS e AFOLU (Agricultura, Florestas e Outros Usos da Terra).
Fundada em 2021, a Aliança surgiu da demanda das desenvolvedoras de projetos de carbono que atuam no Brasil por uma autoridade técnica, que pudesse trabalhar pelo impulsionamento da integridade, das boas práticas de mercado e em prol da agenda positiva do setor.
“O mercado de carbono está em franco crescimento no Brasil e nosso objetivo é ser uma voz técnica clara e de referência para os mercados de soluções climáticas e naturais, destacando a integridade e a qualidade dos projetos brasileiros em um contexto mundial”, afirma Janaína Dallan, presidente da Aliança Brasil NBS.
A Aliança atua em três frentes estratégicas principais:
• Boas Práticas e Integridade do Mercado: Foco em garantir a qualidade e a transparência dos projetos brasileiros, alinhando-os aos mais altos padrões internacionais.
• Advocacy e Políticas Públicas: Colaboração técnica e estratégica com os governos federal e estadual para o desenvolvimento dos mercados de créditos de carbono e o fortalecimento das soluções baseadas na natureza.
relevância
Emitimos + de 70% dos créditos DE CARBONO NBS no brasil
A Aliança possui 25 membros associados, dentre empresas desenvolvedoras de projetos de carbono, organizações do terceiro setor e investidores de impacto. Juntos, os membros são responsáveis por mais de 70% dos créditos de carbono emitidos no Brasil desde 2022, focados em NBS e AFOLU (Agricultura, Florestas e Outros Usos da Terra), e pela proteção de aproximadamente 5 milhões de hectares de floresta.